PIM ANGOLA - Projeto de Iniciação Musical

Um pedaço do Brasil na África!

 

O PIM Angola! 

O Projeto PIM já é uma realidade em Angola. Na cidade de Luanda o projeto está em seu segundo ano de funcionamento na Escola Primária São José, com  30 crianças participando das atividades artísticas, e recebendo todos os benefícios sociais do projeto.
O Professor do PIM de Angola é Soares Sebastião, músico, ator e cantor, que comanda as crianças africanas, dentro da metodologia de trabalho do PIM, em comunhão com a equipe brasileira: Ir. Valdete, Antônio Ferreira,  Elisio Lopes Jr e toda a equipe da Escola Comunitária São Miguel de Fazenda Coutos III.

A equipe social da GDK Angola tem feito visitas às casas das crianças do PIM, a fim de criar uma ponte de ligação entre o projeto e a as família, entre a produção artística, e a realidade de vida de cada um deles. É fundamental que os pais entendam e apóiem as crianças do projeto.

 O calendário de atividades e apresentações também anda bem agitado. Neste ano as crianças  já se apresentaram várias vezes com cenas, coreografias e canções na abertura de eventos culturais realizados e patrocinados pela Igreja São José (Éx-Carmelo). Nesses eventos, o PIM foi convidado pela igreja através de seu Grupo Teatral para mostrar o que estão produzindo nas salas de aulas.

Teve também a festa com os filhos dos colaboradores da GDK Angola no município do Sambizanga, no estaleiro das obras do TEMAR. Esse evento foi um exemplo dos benefícios do projeto. As crianças fizeram a festa e encantaram a todos os presentes.  O mesmo ocorreu no aniversário da Paróquia da Nossa Sra. da Conceição (Onde o Centro de São José faz parte). O PIM foi convidado e deu o recado: dançou , cantou e encantou. 

Já no mês da Criança, que em Angola ocorre em junho, o PIM brincou e curtiu com todos os alunos da Escola São José  em conjunto com algumas escolas vizinhas. Fizeram gincanas e também apresentaram alguns trechos do novo espetáculo que estão ensaiando paralelamente ao PIM do Brasil. Nesse evento eram mais de 600 pessoas, e as nossas crianças tiraram de letra. Elas mostraram a ciranda de roda,  fizeram jograis, danças africanas como rebita, Kuduro, e muito mais. 

Outro destaque da programação do PIM em Angola neste ano foi à festa para parabenizar os Aniversariantes do PIM (janeiro até setembro). Foram 21 aniversariantes fazendo a farra e ganhando presentes.  

 

COMO ESTÁ A AGENDA DAS CRIANÇAS?

1.De segunda à sexta-feira, das 09h00 às 11H30 - Aulas de intercâmbio entre o PIM e os Professores da Escola do São José. É o momento de interação entre a equipe artística e os professores da escola para diálogo e avaliação das crianças.

2.As terças e quintas-feiras das 11h00 às 12H00, aulas de Percussão para algumas crianças que estudam de tarde. São os primeiros contatos das crianças com os atabaques e tambores da percussão brasileira, mesclados a instrumentos africanos.De terças às Quintas-feiras (das 15H30 às 16H30), Ensaios de vozes e notas musicais antecedendo de uma preparação física (alongamentos).

PIM de Angola, agora em fase de aprendizagem de percussão para juntar o útil ao agradável! Evander e Ivan em     grandes estilos!  

 

3.  Das 16H30 às 17H30 tem ensaio geral com todos os meninos e meninas do PIM. Nessa atividade eles trabalham teatro, danças tradicionais brasileiros e africanos e também contemporâneos. Constroem os personagens e declamam poesias.

A dança MBOIA, misturada com outras danças contemporâneas e tradicionais, Rebita e Kuduro, são as mesclas que o PIM vai procurando fazer para dar seqüência a nossa Cultura (africana).  

 

4. As sextas-feiras e em Sábados das 15H30 às 17H30 as crianças fazem aulas de Música acompanhado da Percussão, destacando as meninas no coro, e os meninos nos instrumentos.  O interessante é ver o desenvolvimento dos nossos pequenos artistas que nunca haviam tido contato com nenhum instrumento musical, e que já encontram seus ritmos próprios.

 

Márcio, Bruna, Eugênia, Nuno, Vivaldo, Madureira e Reginaldo, foram os primeiros a contemplarem as primeiras aulas de percussão.

     

Não faltou o bom Calulú com Funge de Bombó (comida da terra), os bolos e outros. O exemplo de amizade e carinho mostrado pela Dna. Leila e Manuela               

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DO GRUPO

 Ainda para 2011, foram agendadas as seguintes atividades:

•    Visita de confraternização com as crianças no orfanato Lar Consoladora dos Aflitos, localizado no bairro da Praia do Bispo;
•    Visita de estudo ao Museu Nacional de Histórias Naturais;
•    Visita de conhecimento ao Escritório Central da GDK Angola.
•    Troca de Correspondência com as Crianças do projeto Capussoca.
•    Divulgação do PIM aos órgãos da Imprensa Nacional (Rádio, Televisão, Jornais e etc).
•    Apresentação do fim de ano com: O COMBOIO CHEGA ATÉ MALANGE, A LENDA DO PEIXE GRANDE, REBITA, TEATRO, e muitas outras atividades.       

 

 

O PIM Angola é composto por 30 crianças entre 7 e 12 anos.

Reginaldo, Jucleni, Madureira, Bruna, Vivaldo, Lauriana, Lauinda, Benvinda, Márcio, Dinélia, Luquene, Ferdilandia, João Carlos,  Eugênia, agnelo, Vanessa, Eunice, Laura, Margareth, Dorivaldo, Nuno, Epifánia, Evander, Ivan, Lukénia, Edivaldo, Ana Luisa, Eliane,Tânia e Júlio.          

 

Acompanhe as edições do informativo do PIM
VEJA MAIS >> VIEW MORE >>

O Grupo Pim participou no dia 01 de abril do Fhubá
VEJA MAIS >> VIEW MORE >>

GDK